A mulher de Apocalipse 12 é Maria, Israel ou a Igreja?

“A instituição da Rainha Mãe surge, pela primeira vez, na descendência da casa da Davi, nos reis que vieram após o seu reinado. Na narrativa bíblica sobre a entronização de Salomão percebe-se claramente a reverência do rei pela mãe Betsabé, quando esta vem visitá-lo. O livro de I Reis, capítulo 2, versículo 19, diz:

“Betsabé foi, pois, ter com o rei para falar-lhe em favor de Adonias. O rei levantou-se para ir-lhe ao encontro, fez-lhe uma profunda reverência e sentou-se no trono. Mandou colocar um trono para a sua mãe, e ela sentou-se à sua direita”

Essa atitude de Salomão remete imediatamente ao Salmo 44: “posta-se à vossa direita a rainha, ornada de ouro de Ofir.” Essa rainha é a gebirah, a rainha mãe. Os hebreus mantiveram essa tradição até o exílio da Babilônia, quando não havia mais rei. A partir dessa época, começa-se a esperar a vinda do novo filho de Davi, o messias.

Quando o Anjo Gabriel visita a Virgem Maria e lhe revela os planos de Deus, fala que Jesus herdará “o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó”. Ademais, saúda Maria, dizendo “Ave, cheia de Graça”. Gabriel está saudando a rainha mãe, a mãe do “Filho do Altíssimo”, cujo “reino não terá fim.” Do mesmo modo também diz Isabel, quando Maria chega a sua casa para ajudá-la: “Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?” (Cf. Lc 1, 43)

No apocalipse de São João se encontra alguns traços desse reinado. E é também nesse mesmo livro que a Virgem Maria surge mais uma vez como rainha, “uma Mulher revestida do sol, com a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.” (Cf. Ap 12, 1)

Alguns protestantes ficam perplexos perante essa interpretação da Igreja. A mulher, nesse caso, seria apenas um simbolismo da antiga cidade de Israel e das doze tribos. Ou então uma alusão à Igreja triunfante sendo coroada no céu.” [1]

Nesse caso, qual é a interpretação correta? A mulher do apocalipse é a Virgem Maria? A Igreja triunfante? Ou é o povo de Israel? Descubra a resposta através de Jimmy Akin.

Fontes do Texto

[1] Por que nós chamamos a Virgem Maria de Rainha e de Senhora? https://padrepauloricardo.org/episodios/por-que-nos-chamamos-a-virgem-maria-de-rainha-e-de-senhora

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s