Se o pai leva a sério a fé, os filhos também levarão, diz pesquisa.

Tradução por Simão Bezerra – Artigo original: If dad takes faith in God seriously, so will his children.

“Tenho procurado entre eles alguém que construísse o muro e se detivesse sobre a brecha diante de mim, em favor da terra…”. Ezequiel 22, 30

HOMENS… estes são os tempos em que você e eu vivemos… está é a terra com a qual lidamos. O que faremos sobre isso?

Em uma exortação apostólica poderosamente redigida, o Bispo Thomas Olmsted de Phoenix, Arizona, clamou aos homens para “não hesitarem em entrar na batalha que está sendo travada ao redor de vocês.”

Em uma exortação de 23 páginas, intitulada “Dentro da Brecha“, Dom Olmsted desafia os homens a entrarem em uma batalha, “primeiramente espiritual”, contra as forças que estão “progressivamente matando o caráter cristão remanescente na nossa sociedade e na nossa cultura, e até mesmo nas nossas casas.” Eis um trecho:

“Este mundo está sob ataque de Satanás, como nosso Senhor disse que estaria (1 Pedro 5, 8-14). Esta batalha está ocorrendo até na Igreja, e a devastação é muito evidente. Desde 2000 d.C. 14 milhões de Católicos deixaram a fé, a educação religiosa paroquial das crianças decaiu em 24%, a frequência das escolas católicas caiu em 19%, o batismo de crianças caiu em 28%, o batismo de adultos caiu em 31%, e os sacramentos matrimoniais católicos caíram em 41%. Isto é uma brecha séria, um buraco aberto nas linhas de batalha de Cristo. (…) Uma das razões principais pelas quais a Igreja está vacilando diante dos ataques de Satanás é que muitos homens católicos não têm “entrado na brecha” – para preencher este espaço que permanece aberto e vulnerável para mais ataques. Muitos têm deixado a fé, e muitos que permanecem “católicos” praticam a fé timidamente e apenas se comprometem minimamente em transmitir a fé aos seus filhos. Pesquisas recentes mostram que um alto número de jovens homens católicos estão deixando a fé para se tornar “nones” – homens que não têm afiliação religiosa. As perdas crescentes de jovens homens católicos terá um impacto devastador na Igreja nos Estados Unidos nas próximas décadas, à medida que os homens velhos falecerem e os homens jovens falharem em permanecer e casar na Igreja, acelerando as perdas que já aconteceram. (…) Estes fatos são devastadores. À medida que nossos pais, irmãos, tios, filhos e amigos se afastam da Igreja, eles caem mais e mais profundamente em pecado, cortando seus laços com Deus e deixando-se vulneráveis ao fogo do Inferno. Enquanto sabemos que Cristo acolhe de volta todo pecador que se arrepende, a verdade é que muitos homens católicos estão falhando em manter as promessas que fizeram no batismo de seus filhos – promessas de trazê-los para Cristo e criá-los na fé da Igreja.”

Um largo e importante estudo conduzido pelo governo suíço em 1994 e publicado em 2000 revelou alguns fatos espantosos em relação à transmissão da fé e valores religiosos por gerações. Em resumo, o estudo revela: “É a prática religiosa do pai de família que, acima de tudo, determina a futura presença ou ausência das crianças na igreja.”

O estudo relata:

Se tanto o pai quanto a mãe vão à igreja regularmente, 33% dos seus filhos vão frequentar regularmente, e 41% vão frequentar irregularmente. Apenas um quarto dos seus filhos vão acabar não praticando [a religião].

Se o pai é irregular e a mãe regular, apenas 3% dos filhos vão subsequentemente ser regulares, enquanto mais 59% se tornarão irregulares. 38% estarão perdidos.

Se o pai não é praticante e a mãe é regular, apenas 2% dos filhos se tornarão praticantes regulares, e 37% irão frequentar irregularmente. Mais de 60% dos seus filhos estarão completamente perdidos para a igreja!

O que acontece se o pai é regular mas a mãe é irregular ou não-praticante? Surpreendentemente, a porcentagem das crianças que se tornam regulares sobe de 33% para 38% com a mãe irregular e para 44% com a não praticante. Isso sugere que a lealdade ao compromisso do pai cresce em resposta ao desleixo ou à indiferença da mãe para a religião.

Em resumo, se um pai não vai à igreja – independentemente de quão fiel seja a devoção de sua esposa – apenas uma em cada 50 crianças se tornarão um adorador regular. Se um pai é regular, independentemente da prática da mãe, cerca de dois terços a três quartos dos seus filhos frequentarão a igreja (regular e irregularmente). Um dos motivos sugeridos para esta distinção é que as crianças tendem a aprender sobre a vida doméstica com a mãe enquanto as suas concepções do mundo exterior vêm do seu pai. Se o pai leva a fé em Deus à sério então a mensagem para seus filhos é que Deus deve ser levado à sério.

Isto confirma o papel essencial do pai como líder espiritual, o que eu chamaria de verdadeira paternidade. Os pais devem amar suas esposas assim como Cristo amou a Igreja, modelando o amor do Pai em seu mais importante relacionamento terreno. Os pais devem cuidar dos seus filhos assim como o Pai nos céus cuida de nós e, finalmente, os pais têm um papel principal em ensinar aos seus filhos a verdade sobre a realidade. É o pai que deveria instruir os seus filhos em seu entendimento do mundo a partir de uma cosmovisão católica consciente e informada. É o pai que é essencial para enviar seus filhos para a frente com uma visão bíblica da realidade e uma fé em Jesus que é enraizada em um entendimento sólido.

É tempo para os pais retornarem para a masculinidade honrosa e reconsiderar suas prioridades e realinhá-las com os mandamentos, decretos e leis de Deus, ensinando estas coisas para seus filhos “seja sentado em sua casa, seja andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares”. (Deuteronômio 6, 7).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s