Os Pais da Igreja sobre a Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria

Tradução Symon Bezerra – Texto original por Dr. Taylor Marshal: The Church Fathers on the Immaculate Conception of the Blessed Virgin Mary

Os Pais da Igreja acreditaram que a Bem-Aventurada Virgem Maria foi isenta de toda a maldição de Eva e de todo o pecado. Enquanto a doutrina do pecado original estava sob desenvolvimento (e deste modo o dogma da Imaculada Conceição), os Pais da Igreja acreditavam que Maria era sem pecado. Abaixo estão alguns exemplos:

“Esta Virgem Mãe do Unigênito de Deus, é chamada Maria, digna de Deus, imaculada das imaculadas, uma do uno.” Orígenes, Homilia 1 (244 d.C.).

“Tu somente e tua Mãe são em todas as coisas justos, não há falha em ti e não há mancha em tua Mãe.” Efrém, Hinos Nisibenos 27:* (370 d.C.)

“Ó nobre Virgem, verdadeiramente tu és maior que qualquer grandeza. Pois quem é igual a ti em grandeza, ó habitação do Verbo Divino? A quem entre as criaturas devo te comparar, ó Virgem? Tu és maior que todas elas ó Aliança, vestida com pureza ao invés do ouro! Tu és a Arca na qual é encontrada o vaso dourado contendo o verdadeiro maná, isto é, a carne na qual a divindade reside.” Atanásio, Homília do Papiro de Turin 71:216 (antes de 373 d.C.).

“Maria, uma Virgem não apenas incorrupta mas uma Virgem que a graça fez inviolável, livre de qualquer mancha do pecado.” Ambrósio, Sermão 22, 30 (388 d.C.).

“Nós devemos abrir exceção para a Santa Virgem Maria, sobre quem eu não quero levantar questão quando falamos sobre pecados, para honrar o Senhor; pois dEle nós sabemos qual abundante graça para superar o pecado em cada um particularmente foi conferida sobre ela que teve o mérito de concebê-l’O e gerá-l’O que sem dúvida não tinha pecado.” Agostinho, Natureza e Graça 4, 36 (415 d.C.)

“Ele a fez sem mancha dela mesma, assim Ele procedeu dela sem contrair mancha.” Proclo de Constantinopla, Homilia 1 (antes de 446  d.C.).

“Uma virgem, inocente, impecável, livre de todo defeito, intocada, incorrupta, santa de corpo e alma, como um lírio brotando entre espinhos.” Teodoto de Ancira, Homilia 6, 11(antes de 446  d.C.).

“O anjo não tomou a Virgem de José, mas deu-a a Cristo, pois ela estava prometida a José, mas foi dada a Cristo, para quem foi prometida no ventre, quando ela foi feita.” Pedro Crisólogo, Sermão 140 (449 d.C.)

“O simples fato de que Deus a elegeu prova que ninguém jamais foi mais santo que Maria, [e] se alguma mancha tivesse sua alma, se alguma outra virgem tivesse sido mais pura e santa, Deus teria simplesmente a escolhido e rejeitado Maria.” Jacó de Batnas (antes de 521 d.C.).

“Ela é nascida como os querubins, ela é [feita] de uma argila pura e imaculada.”Theotokos de Livias, Panegírico para a festa da Assunção 5:6 (antes de 650 d.C.)

“A humanidade de hoje, em toda a radiância de sua nobreza imaculada, recebe sua antiga beleza. A vergonha do pecado ofuscou o esplendor e a atração da natureza humana; mas quando a Mãe do Justo por excelência nasce, esta natureza recupera em sua pessoa seus antigos privilégios e é moldada de acordo com um modelo perfeito verdadeiramente digno de Deus… . A reforma da nossa natureza começa hoje e no velho mundo, sujeito a uma plena transformação divina, recebe os primeiros frutos da segunda criação.” André de Creta, Sermão 1 Sobre o Nascimento de Maria (733 d.C.)

“Verdadeiramente eleita, e superior a todos, não apenas pela atitude de nobres estruturas, mas excelente em toda a grandeza e pureza como as virtudes divinas e sublimes, e sem afinidade alguma como qualquer pecado.” Germano de Constantinopla, Marracci em S.Germani Mariali (antes de 733 d.C.)

“Ó mais bendito ventre de Joaqui do qual procedeu uma semente impecável! Ó glorioso ventre de Ana no qual a mais santa descendência nasceu.” João Damasceno, Homilia 1 (antes de 749 d.C.).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s